quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Meio ponto é, afinal, ponto inteiro.

Ao ir contruindo este blog, vou recordando, com saudade, muitos trabalhos e técnicas que fiz outrora.

Hoje decidi escrever sobre o meio ponto.


Se não me falha a memória - e exceptuando aqueles trabalhinho que fazemos em serrapilheira na escola primária (que já nem me recordo como se faz, infelizmente) - foi através deste ponto que tive a minha primeira experiência com agulha e linhas.

Lembro-me que fui a uma retrosaria com a minha mãe - não faço ideia do porquê - e vi, junto do balcão, uns desenhos muito engraçados num tecido esquisito, com buraquinho.
Devo ter perguntado para que servia, e a senhora da loja explicou-me o que era e como se fazia....Não sei como foi depois, mas ao regrassar a casa trazia uma tela com uma ovelhinha branca desenhada, juntamente com linhas e agulha... e não a larguei mais até terminar.
A meio do percurso, um adulto disse-me que não estava a fazer bem, porque o ponto deveria ser sempre para o mesmo lado e eu estava a fazer uma linha para a direita, e outra para a esquerda, sucessivamente. Não me importei e decidi terminar com o mesmo "padrão". =)
É claro que ao terminar quis fazer mais e fiz questão de explicar à senhora da loja como se fazia, pois não era como me tinha explicado - vê-se logo que era criança pequena, se não nunca teria tido tanta lata. =P


E pronto, novos trabalhinhos foram surgindo...

[na imagem - Os trabalhos que fiz em meio ponto, na ordem em que foram feitos - da ovelhinha, até ao cão com gatinho]


No entanto, e apesar de gostar de bordar, vim-me a aperceber, mais tarde, que nem sempre gostava do resultado, pois o ponto acaba por "desfigurar" um pouco a imagem, o que lhe tira um pouco a perfeição.


O último trabalho que fiz foi-me oferecida a tela uns anos mais tarde, e foi crescendo aos poucos, lentamente... Nessa altura já andava um pouco insatisfeita com a técnica (acho que em parte a imagem anterior, do cão com o gatinho, foi a culpada desta minha desmotivação)...

Contudo, acabei por adorar o resultado, e estou muito orgulhosa dele!

Por isso é com muito prazer que vos apresento a Magali - cerca de 35*25cm:

Mais de perto...



Neste momento estou a pensar emoldurá-lo, assim como ao meu primeiro trabalhinho [ovelhinha], pois apesar de imperfeito tenho muito carinho por ele!=)


Para terminar, só quero acrescentar que não conheço muita gente que faça estes trabalhos em meio ponto, o que lamento, pois talvez encontrasse motivação para voltar a trabalhar com ele.


[Se houver por ai alguém que faça meio ponto que se manisfeste, ficarei muito contente em ver novos trabalhos nesta técnica]


E assim me despeço com esta doce Magali.


***=)



[PS: Não pode passar de hoje, a todos aqueles que me incentivaram a criar este blog, o meu Obrigada!]

4 comentários:

Blog do Atelier da Jô disse...

Olá tudo bem?
Obrigada pela visita, já vi que o blog é novo e com um excelente começo, se depender de mim, vai ter sempre comentários para alegrar ainda mais este cantinho, pois gostei muito dele,o nome é lindo!
A tua história de meio ponto até deu vontade de experimentar ;))
Adorei a ovelhinha, nem acreditei que tivesse sido esse o teu 1º trabalho...Quando vi a Magali então- QUE PERFEIÇÃO!
Meus parabéns, boa sorte e um bom fim de semana.
Josmara

Maria Rodrigues disse...

Nunca fiz meio ponto, mas muito ponto cruz.
Nos últimos dias resolvi ensinar as minhas filhas. A mais pequena, com 5 anos, insistiu em aprender. Achei que ponto cruz é demais... E tentei meio ponto. Aprendeu... Eu é que fiquei cheia de dúvidas.
Por trás tem que ficar sempre com tracinhos na vertical? Como fazemos quando a linha de cima é maior (tem mais pontos) ou menor do que a que estamos a fazer? Para que atrás fique sempre com tracinhos verticais, temos que fazer "batota" no direito (passar por baixo de um ponto)?
Será que me pode ajudar????
Obrigada

Anónimo disse...

queria saber como faço pra aprender a fazer as maravilha de meio ponto.moro na zl e por aquir não conheço ninguem que faz esse tipo de tarbalho.mande um imail e passe o seu endereço que eu possa está aprendendo a fazer esse tabalho com vc.beijos!

Patyxa disse...

Oh eu adoro meio ponto a serio...tb fazia qdo andava na escola e lembrei me a uns meses atras...eheheh...agora vou praticar de novo vamos ver como fica..ehehhe

Related Posts with Thumbnails