quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Momentos Culturais da Semana IV

A publicação dos momentos culturais está um pouco atrasada esta semana.
Tenho andado em arrumações profundas de uns cantos da casa e não tive oportunidade (ou forças) de me dedicar aqui ao blog atempadamente.

Esta semana foi dedicada à comédia, ou pelo menos era essa a intenção.
Eu não gosto muito de comédia, ou melhor, tirando as comédias românticas, não é fácil que um filme deste género me agrade, e menos ainda que me arranque uma gargalhada. (Exemplo disso são as sagas American Pie que não suporto, e nem o Scary Movie me agrada, tirando uma ou outra paródia aos filmes).

Assim sendo, e tentanto contrariar este facto, o  D. achou por bem que vissemos algumas comédias. Concordei.


Loiras à Força
Ainda não é o tipo de comédia que gosto, mas ao menos não é o tipo de humor de adolescente que não suporto! É aquilo que chamo filmes de "Domingo à tarde", para descontrair.
Deu para passar um bom momento.

- - - - - - -


Bruce, o Todo Poderoso
Este encheu-me um pouco mais as medidas. Mais não seja porque o actor é dos meus preferidos.
E melhor de tudo, é que apesar de ser comédia, deixa-nos a pensar... =)
Good. Goood. Gooooooooddd!

- - - - - - -


Hotel Transylvânia
Achei-o um pouco parado para um filme para crianças, mas adorei!
Uma história bonita, com mensagem, um ponto de vista diferente e personagens super engraçadas.
Monstros divertidos e super bem dispostos fazem-nos passar um bom momento.
Não há dúvida que animação é dos géneros que mais prefiro!
Gostei, vale a pena ver! ( E nem estava na minha lista de filmes a ver)

- - - - - - -


Guia para um Final Feliz
Em primeiro lugar, não sei porque é que este filme está classificado como comédia...
Alguém me explica?
De resto..queria muito ver este filme (só pelo título, porque nem tinha visto o trailer), mas fiquei desiludida.
Gostei do final (feliz), mas achei que a história enrola demais no inicio, cansa o telespectador.
E não me lembro de ter dado uma única gargalhada...

- - - - - - -

Billy Eliot
Devia a mim mesma, e à minha cultura cinematográfica (que não é assim tanta), o visionamento deste clássico. Ainda mais por ter vários factores que adoro: crianças, música, dança, sonhos...
Também não sei porque é classificado como comédia, mas isso foi o menos importante!
Adorei este filme, retratou bem a história de um sonho que surge do nada e se impregna na pele...ou melhor, no corpo todo...assim como a luta contra o preconceito, e o amor numa família onde este parecia não existir. =)


Já pensei nalguns filmes para esta semana, mas para já não sei se haverá muito tempo para os ver...






sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O bordado da Mafalda


Volta e meia há quem peça a conhecida personagem "Mafalda" para presentear pequenas Mafaldas recém nascidas. 
Algo previsível, quase cliché, diria eu...mas como eu até gosto da pestinha de Quino, não me importo nada.

Segundo a cliente, a bonequinha tinha de ser bordada, o que me dificultou a tarefa. Não tinha o gráfico e não se tornou nada fácil arranjá-lo.
Com ajuda de amigas que também gostam de bordar, encontrei este:

Fiquei muito contente com este gráfico, embora o ache imperfeito.
Não gostei muito de alguns acabamentos, por isso, guiando-me por este esquema e pela imagem original que podem ver aqui ao lado, fui fazendo uma Mafalda mais a meu gosto, inventando um pouco aqui e ali.
E foi assim, pouco a pouco, que cheguei a este resultado.


Optei por não fazer as cruzes do vestido, por considerar que a imagem iria ficar demasiada "pesada".

Que acham do resultado final?  Gostaram?
Numa próxima hipótese, quero aperfeiçoá-la ainda mais, para que fique mais fiel à original.

A meio do projecto "Mafalda".
Uma das poucas fotos que tenho comigo a bordar.
(Bem quentinha, no meu robe vermelho)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Momentos Culturais da Semana III


O momento cultural principal da semana foi…claro, o Carnaval, que como já disse vive-se ao máximo por aqui.

Entretanto, passados esses três dias de folia, volta o ritmo normal, e o tempo dedicado ao quentinho acompanhado por um bom filme.



A Princesa e o Sapo
Queria ver este filme há muito tempo. Afinal é de desenhos animados à  antiga (2D) , e mete princesas à mistura, bem à moda "do meu tempo".
Gostei de vários pormenores do filme, de a princesa ser negra, de não ser rica, da amiga rica não ter mau coração embora seja despassarada, e de o príncipe não ser o santo que se espera...no entanto tive pena que fosse mais uma história de sapos do que de príncipes...

- - - - - - -


Bestas do Sul Selvagem
Quisemos ver porque soubemos da presença nos Oscars, com a nomeação da actriz mais nova até hoje. Deixou-nos curiosos, porque ainda nem tínhamos ouvido falar do filme. 
Depois de ver posso dizer...o trabalho desta miúda de 6 anos é realmente incrível. Percebo a sua nomeação aos Oscars, ou nomeações, porque já lá vão quatro, mas...e que me desculpem os que comigo não concordarem,... não gostei particularmente do filme...
Acho que esperava outra coisa... algo que me tocasse mais, não sei...

- - - - - - -



Um Ritmo Perfeito
A pessoa que nos aconselhou este filme, garantiu que iamos gostar... E acertou. Gostei.
Gostei bastante até, que filmes com música agradam-me, desde que não sejam com falas cantadas. Gostei especialmente dos grupos "Acapella" (em particular do dos rapazes) e era capaz de ouvir um concerto inteirinho com este género musical (será que se pode chamar assim?!)
Mas não adorei...Tirando as partes musicais, não é mais do que um filme de adolescentes, com alguns exageros e cenas desnecessárias à mistura.
Ainda esperava que o fim fosse bombástico, apesar de esperado...mas não passou de bom...
No entanto, valeu bastante a pena, até porque deixou muita inspiração cá por casa.

Não foi uma semana de filmes que me enchessem as medidas…mas não deixou de valer a pena. Afinal só vendo para saber, não é verdade?


E sugestões de filmes que adoram e aconselham, há?

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dia dos Namorados



E quem é que tem o melhor namorado do mundo... ?!?!?

Eu, claro!!!! =D

Passei para partilhar que ganhei um super presente no dia dos namorados.
E o que foi, perguntam vocês?...
...
...
...
trummmmmm (tambores)
...
...
Um pacote de 24 horas num curso de costura. =)
Fiquei hiper mega feliz!!!
Melhor presente de sempre!
Tinha de partilhar.

Ainda não decidi quando vou usá-lo...mas estou ansiosa.
E ainda tenho de pensar bem o que quero aprender (somos nós que escolhemos)...sugestões?




quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Presente de inspiração teatral




Voltei depois de uns dias dedicados ao Carnaval.
Na minha cidade o Carnaval vive-se à séria, com 3 dias de carnaval, e muitas noites de festas.
Os meus disfarces, como sempre, foram improvisados, mas este ano nenhum foi especial ao ponto de merecer destaque. 
No entanto, e aproveitando a deixa dos disfarces, deixo-vos uma fotografia do teatro. 
Não, a foto não é de Carnaval, e sim, a foto de cima sou eu (praticamente irreconhecivel)!

E porque decidi partilhar esta foto convosco?
Para vos mostrar um presente especial.
A A., que é a nossa encenadora n"As Três Filhas da Mãe" ofereceu-me como presente de aniversário fora da data (e como é bom receber presentinhos fora da data esperada) uma linda carteirinha de Dulcineia (o nome da minha personagem). 
E vejam lá se não ficou um encanto?!!!




Totalmente feita à mão, com bastante dedicação, tem ainda um pormenor super especial. 
A Dulcineia não tem coração (no sentido literal - a peça é de humor non-sense) e a bolsinha tem um coração que se esconde/aparece, conforme se puxa a fitinha.
Um mimo!

***=) <3>

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Kit de Cozinheira

Hoje trago algo que estava ansiosa por realizar e mostrar aqui.
O mês de Janeiro foi dedicado a pensar na minha pequena M. e no presente que lhe ia oferecer no aniversário. Sabendo que gosta de ajudar na preparação dos magníficos bolos que são feitos lá em casa, lembrei-me de lhe oferecer um mimoso kit de cozinheira.

Foi mais difícil do que pensei fazer este aventalinho, mas deu-me um imenso gozo imaginar cada pormenor. 
No final, o resultado foi este:


Não consegui encontrar acessórios cor-de-rosa, mas estes verdinhos lima também são muito bonitos, não acham?

Espero que a minha pequena M. (que cada vez está mais crescida) tenha doces momentos passados com ele vestido.

***=)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Momentos Culturais da Semana II


HOBBIT - A Viagem Inesperada
Desta vez fomos ao cinema... Iamos com este filme em mente, mas quando eu soube que tinha 3 horas (ainda não tinha caído em mim) quase convenci o D. a mudar de planos...
Mas acabei por ceder e lá fomos.
No entanto está provado...este não é o meu tipo de filmes - que me desculpem os amantes do mesmo.
Uma hora depois do filme ter começado ainda aquilo me parecia tudo demasiado no início e já eu estava a ficar um pouco cansada de ali estar... E quando o filme chega ao fim (momento em que estava a desesperar por sair daquela cadeira) vejo a distância a que está o destino dos heróis e só penso..."ai que aquilo ainda está longe, dá para outro filme..." e dá mesmo, terminou com o conhecido "Continua..."
Quando a história desenrola nem tenho muito a dizer, até tem bastantes momentos interessantes...mas demora tudo muito tempo. O mundo dos elfos foi o que mais me fascinou, é digno de uma observação mais atenta (assim como grande parte dos cenários) . Aliás, já n"O Senhor dos Anéis" (que só vi há dois anos atrás, depois de já toda a população mundial o ter visto), o que mais me fascinou foi o DVD extra, com o "make of" daqueles mundos fantásticos...



Folclore na Cidade
De resto não houve tempo para mais filmes esta semana (para contrabalançar a anterior), mas houve um sábado agitado, com tempo para actuar na Feira de Chocolate da Cidade...

Teatro Amador
...e representar na cidade do mar com "A Pensão Luar do Cadoiço" que já está em cena desde 2010 (peça onde me estreei).

Para a semana há mais!=)


PS: Desculpem-me as fotos desfocadas, mas tenho de preservar a privacidade dos que comigo participam nestas actividades. Ao menos têm um cheirinho do que se passou.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Projectos para 2013.

Que balanço fazem do vosso mês de Janeiro no mundo craft?
O meu foi qual, deu para me organizar (mais ou menos) e para realizar um trabalho de costura novo que em breve mostro.

E apesar de hoje ser dia 1 de Fevereiro, faz de conta que começa agora o Novo Ano.
Depois de me organizar o dia a dia (ou tentar) do novo ano, chegam agora os planos para 2013.
[Ouvi dizer que o compromisso publico tem um peso maior para a concretização de planos...vamos lá ver se é verdade =P]

Primeiro que tudo e não tem nada a ver com o mundo craft:
1 - Tirar a carta

E é bom que seja rápido, que o prazo começa-se a apertar.
Esta foi a minha única resolução de ano novo (para além das básicas essenciais à sanidade mental do dia a dia, que se repetem ano após ano) e é para cumprir. - Há alguém por ai a enfrentar esta luta?

2 - SAL do Blog  Margareth Sherry Lovers - Puppy Love
(Primeiro sal em que participo...ainda não consegui decidir onde o vou aplicar... mas o tempo já começou a contar).

3 - Terminar os projectos que ficaram na gaveta 
(Claro que este objectivo não podia faltar, mas até acho que não são muitos).

4 - Bordar esta ilustração da Belle and Boo.Apaixonei por ela assim que a vi na Revista Cross Stitcher 259.
(alguém interessado em partilhar a experiência?)

5 - Pintar Presépio gigante de barro
Ofereci-o à avó há 3 anos atrás e ela gostaria de o ver ganhar cor.
(Vamos lá ver se não estrago as peças com uma má pintura. Vou tirar foto depois mostro.)

6 - Organizar fotografias, imprimi-las e fazer algum Scrapbooking =)


Para já é tudo e já me parece tanta coisa...vamos lá ver se a minha vontade se concretiza!
Como vão os vossos projectos para o ano 2013?


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Momentos Culturais da Semana I

Infelizmente, há cerca de um ano para cá, cada vez tem sido menor o tempo que dedico à leitura. Esse afastamento às letras que tanto amo não foi intencional, muito pelo contrário, são muitas as saudades que tenho deste hábito que fez parte do meu dia-a-dia (literalmente) durante muitos anos.
Não era estranho encontrar-me a caminhar cidade fora, de livro em punho, olhar pregado e pés num andar automático, quase adivinhando o caminho, para não perder uma única palavra.

De momento tenho seis livros na mesa de cabeceira, à espera de atenção...um deles com a leitura a arrastar-se desde o ano passado, em que só li dois livros e grande parte (shame on me).
A mudança de casa no início do ano, e mais tarde a partilha do espaço e tempo com o namorido, foram, talvez, razões que levaram a que diminuísse o meu tempo de leitura – embora nada disto sirva de desculpa, eu sei!

No entanto, a verdade é que em compensação dupliquei, ou talvez até tenha triplicado, o tempo que passo a ver filmes, o que também adoro.


E porque gosto de falar do que vejo e leio, decidi abrir uma rubrica com os Momentos Culturais da Semana. Onde provavelmente falarei mais dos filmes que vi, mas também poderão surgir livros, peças de teatro...e afins.


Para começar, dou-vos a conhecer o que vi a semana passada.


Sininho - O Segredo das Asas - Animação


Cá por casa gostamos muito de desenhos animados, não importa se é para crianças. Divertimo-nos e vivemos sempre momentos de ternura.

Este filme foi isso mesmo. Rodeada de imagens lindas, a pequena Sininho, fadinha rebelde, leva-nos com ela a descobrir dois mundos, o seu, das estações quentes, e o do Inverno, onde ela não deveria entrar. Mas a curiosidade transporta-a numa aventura, e ela leva-nos com ela.
Gostei muito da história, das imagens e da mensagem amor e entreajuda.

Este é o segundo filme que vejo da Sininho, e acho que para conhecer melhor o contexto desta história foi importante ter visto o primeiro filme Sininho (Tinkerbell).


- - - - - - -


O Impossivel - Drama

Assim que me falaram deste filme não descansei enquanto não o vi. 
É impressionante ver as imagens de algo que aconteceu realmente, uma tragédia que levou centenas de vidas e que nos faz sentir na pela um pouco daquilo que nem imaginamos viver. Eu senti algum medo, confesso,  vivo no Algarve e o mar está bem perto. É difícil não nos perguntar-nos...e se fosse connosco?
E impressionante é, também, ver a busca desta família, por se reencontrar, num mar de destroços materiais e humanos, guiados por mais nada se não a esperança...de alcançar aquilo que parece impossível .. E saber que tudo isto foi real... 
Há quem ache, segundo li, que este filme não passa de uma tentativa de ganhar dinheiro à custa de uma tragédia...pois na minha opinião, às vezes são precisos filmes como este para não nos esquecermos - ou para nos lembrarmos - de dar valor a quem amamos e aos que nos amam.

- - - - - - -



Corrigindo Beethoven - Drama
Há imenso tempo que pensava ver este filme, mas acaba sempre por me esquecer. Quando o D. viu na casa de um amigo e decidiu trazê-lo, decidi que era dessa que ia finalmente tirá-lo da minha lista.
Gostei. Não esperava nada em concreto, até porque não vi o trailer, apenas ouvi a minha prima A. mencioná-lo vezes sem conta, à procura de quem já o tivesse visto. 
Foi interessante ver a personagem Beethoven, e tentar perceber um pouco quem foi este génio da música, surdo e de mau feitio, mas no fundo, com bom coração. Tentar compreender como funciona a sua mente e compadecer-se da dor provocada por um amor que tem a um sobrinho que não o estima e da solidão que vive,naquele silêncio, porque ser génio pode ser uma maldição e não apenas um dom.
E depois....ficar deslumbrada, a vê-lo escrever na pauta, como se do alfabeto se tratasse, a ver nascer as suas sinfonias arrebatadoras, e a ficar deliciada com elas e magoada, porque ele, que as cria, não as pode ouvir. Que Deus injusto...poder-se-ia dizer. Não admira que ele tenha tido um sentido tão próprio de Deus.

- - - - - - -



Os Miseráveis - Musical 
Eu quase tive para não ver este filme...A verdade é que o "Fantasma da Ópera" traumatizou-me em matéria de musicais... Pois bem...a conclusão final é, ainda bem que o vi, mas uma vez chega, obrigada!
Eu gosto de musica nos filmes, eu até adoro que as personagens cantem, e houve neste filme momentos extraordinários em que o momento musical fez todo o sentido e até me arrepiou. No entanto para mim é demais um filme totalmente a cantar. Não sei explicar...é demais e passado um bocado já estou a soprar sem paciência para aquilo. Além disso, não gostei da parte "cómica" do filme (ou não fosse a comédia o estilo que menos apreciu a seguir ao terror), e achei caracterização das personagens "cómicas" demasiado à Tim Burton, o que a meu ver não se enquadrou tão bem no filme (embora eu goste bastante de Tim Burton).
Mas a história, essa vale bem a pena. Um homem bom, condenado a vinte anos de cadeia por roubar um pouco de pão para alimentar uma criança, leva uma vida de fugitivo mesmo quando estende a mão ao próximo, constantemente, apenas porque o seu cadastro será sempre o de um ladrão. O amor e a luta pela liberdade, deste homem e da França... não sei descrever, posso apenas dizer, que a cena final, ao som desta música, pos-me a chorar no final do filme.


- - - - - - -




Seis Sessões - Comédia Dramática
Os filmes baseados em histórias reais, regra geral, despertam-me a atenção e a curiosidade.
Por isso quando vi o trailer deste filme fiquei de antenas ligadas.
A história de um homem que sofre de Poliomielite, uma doença que o tornou incapacitado, e que decide descobrir o que é o sexo, através de terapias para o efeito, não foi o filme mais interessante, nem o que mais me tocou ao longo da semana, mas ainda assim, é um filme que não nos deixa indiferentes.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Última chamada



Termina hoje o prazo de inscrições para a Colorful Swap/Troca Colorida.
Rápido, rápido, o tempo voa!:D
Aguardo o vosso email com a inscrição.

***=)

Related Posts with Thumbnails